Notícias

Seguro responsabilidade civil para médicos

Seguro responsabilidade civil para médicos

23-02-22 | Seguro responsabilidade civil | Editor | Tags: ,

É crescente o número de pessoas que recorrem à Justiça para requerer indenizações e reparação civil envolvendo médicos e hospitais.

Diagnósticos, procedimentos e até mesmo receituários podem acarretar na responsabilização do profissional da saúde.

O seguro de responsabilidade civil médica têm sido um importante aliado no atual cenário dessa crescente judicialização da relação médico-paciente. Ele tem o objetivo de proteger a reputação e o patrimônio dos profissionais da saúde de ações ou reclamações decorrentes da prestação de serviços médicos.

Na apólice do seguro de responsabilidade civil médica, geralmente, as seguradoras cobrem danos material, corporal, estético, moral e causado a um terceiro, em virtude da prestação do serviço e o segurado pode escolher o advogado que preferir para defender a sua causa. O pagamento ou reembolso dos honorários será conforme condições gerais do seguro contratado.

É importante mencionar que não há cobertura para questões trabalhistas e comerciais. O seguro cobre apenas responsabilidade civil relacionada ao serviço executado pelo médico. 

Confira abaixo as principais coberturas:

– Ressarcimento por danos à imagem/reputação;


– Honorários advocatícios, periciais e demais custas relacionadas a um processo judicial;

– Danos materiais, morais ou estéticos;

– Erro ou omissão no exercício da profissão.

O seguro de responsabilidade civil médico ainda possui uma cobertura especial para quem exerce cargo de liderança, como chefe de equipe médica, diretor clínico ou diretor técnico de um hospital ou clínica, que possa vir a ser processado por danos a terceiros em função do seu cargo.

Sem dúvida, essa é uma proteção indispensável para os profissionais da saúde, pois, ainda que não erre, o médico pode ser processado.

Um paciente que não seguiu as recomendações médicas ou uma cirurgia plástica que não correspondeu às expectativas pode levar o paciente a culpar o profissional pelas complicações no tratamento.

E não apenas médicos, mas também outros profissionais da saúde como por exemplo: dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos, podem exercer sua atividade profissional com mais segurança e tranquilidade tendo um seguro de responsabilidade civil profissional.

Quer saber como contratar este seguro? Entre em contato conosco.

Compartilhe nas Redes

Whatsapp