Você já ouviu falar em seguro garantia para licitações?
Ferramenta muito importante nas licitações, o seguro garantia é um tipo de seguro que atende tanto às necessidades de empresas privadas, quanto de órgãos públicos e a sua função é garantir que as obrigações estipuladas nos contratos sejam cumpridas, dando proteção contra o não cumprimento das cláusulas relacionadas a serviços, fornecimento de recursos e outras situações.
Na prática, o seguro garantia para licitações cobre os possíveis prejuízos na execução de um contrato até o limite máximo expresso na apólice.
Neste caso, a seguradora atua como uma garantidora das empresas contratadas, caso elas não cumpram com suas obrigações assinadas em contrato garantido pelo seguro, seja no fornecimento de equipamentos e até mesmo na execução de obras.
Veja algumas das vantagens do seguro garantia para licitações:
Eficiência e agilidade para resolver toda a burocracia em torno da licitação;
Custos menores em relação às outras garantias;
Possibilidade de dedução do imposto de renda;
Garantia do cumprimento de todas as obrigações do tomador na licitação;
Facilidade de contração, podendo ser contratado por qualquer tipo de empresa – independentemente do tipo de produto oferecido ou serviço prestado e do valor do contrato.
Ou seja, o seguro garantia é a maneira mais simples e rápida de garantir a execução de um contrato de licitação. E isso vale até mesmo nos casos em que a empresa não consegue honrar suas obrigações em decorrência de qualquer imprevisto.